Dodge Charger de um Campeão do Mundo

Os ciclistas são homens de velocidade e, contrariamente ao que muitos possam pensar, existem alguns no pelotão mundial apaixonados por automóveis. Se a isso juntarmos o facto dos ciclistas de topo terem um salário anual de sete dígitos temos uma combinação explosiva, que lhes permite ultrapassar algumas barreiras para conseguir o carro dos seus sonhos. E foi precisamente isso que fez o actual campeão do mundo de estrada Peter Sagan.

Visto por todos como um ciclista ímpar, poderoso e sempre pronto a dar espectáculo, o eslovaco quis ter um carro que partilhasse as mesmas características. Para isso, Sagan dirigiu-se aos donos da MASCAR Modern & Classic Autobody & Paint Repair, na Califórnia, e "pediu-lhes" o carro dos seus sonhos, um Dodge Charger de 1970 inspirado no modelo V8 usado no programa de televisão "Dukes of Hazard", que Sagan via na sua juventude. As semelhanças são muitas, uma vez que o veículo, ou General Lee, como era conhecido, era muitas vezes filmado a deslizar e a fazer acrobacias, tal como Sagan, que já encheu o Youtube com façanhas suas em cima da bicicleta.

O sonho de Sagan começou com a compra de um Dodge Charger de 1970. Mas isto foi só o início, é que o carro foi todo desmontado para ser construído à medida do ciclista. 10 mil horas de trabalho depois – das quais 900 horas só em pintura e trabalho de chapa –, o Dodge Charge estava irreconhecível. Todo o interior foi forrado com couro de alta qualidade, com o logo de Sagan no apoio de cabeça dos bancos e no tablier, os pneus traseiros foram alargados, a suspensão passou a ser hidráulica – pode ser ajustada para o carro ficar mais alto – e um motor capaz de debitar 1000 cv.

Os travões são de cerâmica, para conseguirem travar este "monstro americano" e os escapes personalizados à medida, para que a "banda sonora" acompanhe o visual agressivo deste veículo.

Todos os pormenores foram tidos em conta. Desde a pintura em cinzento mate e as faixas pretas e vermelhas até aos pára-choques dianteiro e traseiro, que tiveram de ser redesenhados para alojarem as matrículas europeias, o Dodge Charge de Sagan é um "one-off", que lhe dá a dose certa de estravagância para nunca mais passar despercebido.

Não é todos os dias que podemos cumprir um sonho de infância e, como tal, não é difícil de adivinhar que Peter Sagan deverá ser um homem feliz por esta altura. Apostamos que nos próximos dias a bicicleta vai ficar a ganhar pó na garagem!

Em destaque